vetores

Terapia Ocupacional

Sobre a área

A Terapia Ocupacional é uma abordagem que atua de modo a melhorar a funcionalidade e capacidade de desenvolvimento de tarefas e funções do dia-a-dia. Atos como escovar os dentes, trocar de roupa, caminhar e segurar objetos podem parecer simples, mas são ações que pessoas que passaram por alguma lesão no sistema nervoso que gerou sequelas, podem não conseguir desenvolver corretamente.

Nesse caso, o trabalho realizado com um profissional da saúde qualificado para o trabalho com Terapia Ocupacional é essencial para que o paciente desenvolva a independência e autonomia nas atividades de vida diária, melhorando a qualidade de vida do indivíduo e de sua família.

Qual a importância da Terapia Ocupacional para
quem possui alguma complicação neurológica?

A terapia ocupacional é uma das áreas de reabilitação neurofuncional que tem o objetivo de minimizar as deficiências e incapacidades dos pacientes, promovendo adaptações para a realização das tarefas a partir do diagnóstico neurológico. Além de potencializar suas capacidades e buscar maior funcionalidade e autonomia nas atividades de vida diária, de lazer, de trabalho e de participação social.

O tratamento é baseado na reabilitação motora, sensorial e cognitiva. 

Ademais, o acompanhamento com um especialista é essencial para que o desenvolvimento do paciente seja respeitado e trabalhado de forma a incentivá-lo e proporcionar avanços. Antes de querer que uma pessoa desempenhe uma ação, é necessário avaliar as possibilidades e limitações existentes e determinar quais técnicas possíveis para avanço. 

Caso isso não seja feito desse modo, pode haver o desenvolvimento de dores, desconfortos e sentimento de incapacidade e desmotivação. Sendo assim, não deixe de consultar um especialista, que terá as melhores ferramentas e conhecimentos para prezar pelo bem-estar do paciente.

Quem pode realizar essa forma de tratamento?

A Terapia Ocupacional é recomendada para pessoas de qualquer idade, adultos e idosos que possuem Alzheimer, Parkinson, Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou demais alterações neurológicas também são pacientes recomendados.