Neuromodulação

Sobre a especialidade

A neuromodulação é um recurso que utiliza estimulação elétrica na cabeça do indivíduo com o objetivo de modular a atividade cerebral. Uma das modalidades de neuromodulação não invasiva mais utilizadas é a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua- ETCC (ou em inglês Transcranial Current Direct Stimulation – TDCS).

Como é realizado o procedimento?

Essa técnica de estimulação usa uma corrente elétrica constante de baixa intensidade capaz de gerar mudanças cerebrais (neuroplasticidade) aumentando ou diminuindo a atividade cerebral. O posicionamento dos eletrodos nas diversas áreas cerebrais depende do objetivo da terapia. Ela é utilizada em diversas doenças neurológicas e psiquiátricas, demonstrando melhora em disfunções motoras, marcha, fala, foco, atenção, memória entre outras.

ETCC

Para que serve a ETCC?

Serve para diversas situações clínicas como:

Como funciona?

Quais são as contra-indicações?

O procedimento não deve ser realizado por portadores de implantes metálicos no crânio. Por isso, a importância de realizar o tratamento apenas com especialistas qualificados. Além disso, essa técnica pode ser utilizada para tratar diversas condições, como disfunções sensoriais e motoras.

Existem efeitos colaterais?

Essa técnica é aprovada pela ANVISA e tem se mostrado segura e o máximo que pode acontecer é vermelhidão ou coceira na pele. Algumas poucas pessoas também podem sentir formigamento, cansaço e tonturas durante ou após a estimulação. Todos os efeitos são leves e transitórios.