Fisioterapia vestibular
Sobre a especialidade
Essa forma de tratamento não-invasiva, também conhecida como Reabilitação Vestibular, é recomendada para pacientes que possuem alguma dificuldade de equilíbrio ou sensação de tontura/vertigem. Por isso, é um tratamento comum para quem possui labirintite, por exemplo.
São utilizados mecanismos que auxiliam a restabelecer o equilíbrio corporal, feito pelos sistemas vestibular, visual e somatossensorial. Além disso, é comum que esse tratamento seja feito de modo interdisciplinar, com a participação de fisioterapeuta, fonoaudiólogo e até mesmo nutricionista e terapeuta, para maior eficácia e melhora da funcionalidade corporal como um todo.
Apesar de eficaz e de trazer grande melhoria para a maioria dos pacientes, este tratamento não substitui o uso de medicação e complementação nutricional.
Como funciona?
- Avaliação individual
- Exercícios em casa
- Auxílio da tecnologia
De maneira individualizada, a primeira avaliação será para realizar a análise de quais equipamentos e técnicas podem ser utilizadas. Garantir a melhora do paciente só é possível respeitando as limitações e objetivos que ele possui, por isso, não é possível realizar uma mesma série de exercícios e movimentos para todos.
Além dos exercícios feitos durante as sessões, também é necessário que o paciente realize alguns em casa, para que a melhora seja mais rápida. Para isso, será dado auxílio e explicações para o paciente. Mas vale lembrar que não realizar o tratamento do modo correto, sem realizar a série de exercícios no ambiente de casa, pode prejudicar o resultado do tratamento.
Em alguns casos, principalmente com o avanço da tecnologia, é possível utilizar óculos de realidade virtual, para fazer com que o paciente tenha estímulo visual, movimentação do corpo mais próxima do natural, além de caráter lúdico e envolvente.
Quais são os benefícios?
Os benefícios proporcionados pela realização da Fisioterapia vestibular são diversos, todos voltados para a melhora do equilíbrio, como diminuição de tonturas e quedas.
Por conta disso, apesar de poder ser realizada com crianças, adultos e idosos, é comum que o maior público que utiliza essa técnica sejam os de idade mais avançada ou que possuem alguma limitação de mobilidade e equilíbrio. Muitas pessoas não sabem, mas tratar os sintomas provocados por falta de equilíbrio são tratáveis e de maneiras fisioterápicas simples, seguras e eficazes.
Além disso, pessoas que possuem alguma limitação causada por sequelas no sistema nervoso, também são muito beneficiadas, já que a mobilidade e equilíbrio são restabelecidos.